Next Event in:
+ +
26 days
21 hours
56 minutes
10 seconds

Hotelaria é atividade com até 95% de inserção no mercado de trabalho

Hospitalidade e bom atendimento em prestação de serviços não são mais restritas aos hotéis
Atualmente, consumidores são cada vez mais exigentes em relação ao seu bem-estar e experiências positivas. Do shopping ao hospital, o bem receber faz toda a diferença e conta pontos preciosos para a reputação das empresas. E para garantir toda essa qualidade e diferencial de competitividade, é preciso ter bons profissionais – o fator humano é decisivo e abre-se aí uma importante opção de inserção no mercado de trabalho.
A professora coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre, Gabriela Tavolara, exemplifica essa tendência. “Nesses oito anos, já contribuímos com a inserção de mais de 15 turmas de mão de obra no setor hoteleiro gaúcho. Boa postura e comprometimento se refletem em uma inserção de 85% a 95% no mercado de trabalho, logo após a formatura”.A professora alerta para o fato de uma formação em sintonia com o mercado é um diferencial para uma boa colocação. Neste vestibular de inverno, a Faculdade Senac oferta um curso com matriz curricular reformulada, a fim de atender a essas necessidades.Cenário de oportunidades
A coordenadora destaca que o mercado gaúcho teve crescimento no setor do Turismo nos últimos anos, principalmente devido a Copa do Mundo de 2014. “Abriram vários empreendimentos e isso aumentou nossa oferta hoteleira para mais de 100 hotéis e 22 mil leitos. E ainda há previsão de novas aberturas para este ano”.

Neste cenário, desenham-se diferentes nichos de atuação. A hotelaria de luxo é um deles. “no Brasil este segmento está começando, não se compara com a realidade mundial, mas já temos hotéis investindo em diferenciais de atendimento e conforto na Capital”, comenta Gaberiela.

Outros nichos citados pela professora são shopping centers, grandes condomínios nas regiões metropolitanas e, ainda, a oportunidade de atuação em hotelaria embarcada em cruzeiros marítimos e plataformas de petróleo.

Novo conceito em hospitais
Uma das tendências que merece atenção especial e ganhou destaque na última década é a hotelaria hospitalar. Higiene, rouparia, jardinagem, cuidados com pacientes e refeitório, recepção e gerenciamento de leitos para internações estão no rol das atividades que um tecnólogo em hotelaria pode desenvolver ou gerenciar em um hospital. A Faculdade Senac de Porto Alegre está em vias de fechar um convênio com o Hospital Mãe de Deus e há diversos alunos e egressos que que trabalham na Santa Casa, como é o caso de Maria Eugênia Kasper.

“Comecei como estagiária, e por também estar cursando hotelaria, fui efetivada e como tal já estou há 1 ano e meio. Concluindo o curso, acredito que terei uma outra apreciação do meu trabalho e credibilidade para realizar projetos e palestras sobre hotelaria hospitalar, que é uma grande meta”, planeja a estudante.

A experiência de Maria Eugênia é exemplo de um cenário que começa a despontar em Porto Alegre. Os hospitais da Capital estão se unindo para buscar maior participação no segmento. “Isso faz com que se invista em setores de hotelaria hospitalar e hospitalidade, tornando-se mais uma possibilidade de atuação profissional”, reforça a coordenadora do curso, Gabriela Tavolara.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato:

Rua Professor Langendonck, 57 - Conj 206
Porto Alegre - RS

Telefone: (51) 3019-9314
E-mail: info@ciadasfeiras.com.br
Copyright © 2015-2016 Cia das Feiras